quarta-feira, 1 de maio de 2013

Capas De Harry Potter - Ordem Da Fenix

                                                Capas De Harry Potter - Ordem Da Fenix
                                        Quanto ao quinto filme, o logotipo ficou ainda mais alto e o subtítulo teve sua fonte trocada para uma que os fóruns de fontes ainda não consiguiram identificar com sucesso. De qualquer forma, esta nova fonte era bem mais alta do que a original e combinava muito bem com o logotipo do filme.                                                                                  


   
2007 também marcou a chegada da alta-definição ao mercado de Home Video. Duas grandes empresas, Sony e Toshiba, brigavam para ver qual formato prevaleceria, o Blu-Ray ou o HD-DVD. Enquanto elas não se decidiam, a Warner novamente não perdeu tempo. No fim de 2007 lançou o quinto filme de Harry Potter em DVD, HD-DVD e Blu-Ray, assim como todos os outros quatro filmes também foram lançados nos dois formatos de alta-definição.

Estojo do HD-DVD aberto.

À época eu não entendia muito bem quais eram as diferenças, mas foi o "Harry Potter e a Ordem da Fênix" que me orientou em qual era melhor. Tanto o HD-DVD quanto o Blu-Ray vinham com os mesmos extras e, se o HD-DVD precisava de Dois Discos, assim como o DVD e o Blu-Ray precisava de um só, o Blu-Ray deveria ser muito melhor. E não deu outra, em fevereiro de 2008 a Toshiba anunciou o fim do HD-DVD. 

Simulação.
A arte de capa do filme era uma coisa inédita. Nenhum poster de cinema, mas uma arte nova que não valorizava em nada o logotipo do filme, que vinha bem pequeno no topo da foto. Em alguns países que utilizaram o poster que abre essa postagem, o logotipo era colocado ao canto. Como uma pessoa que nunca precisou de ajuda pra perceber que cada DVD tinha um logotipo diferente (os filmes 3 e 4 mudavam apenas a cor, e no cinema era a mesma coisa) eu não fiquei nem um pouco feliz.

Seguindo a tradição, a Warner presentou os fãs novamente por serem os primeiros a adquirir suas cópias tanto do DVD quanto do HD-DVD ou Blu-Ray de "Harry Potter e a Ordem da Fênix". Mais uma vez fomos presenteados com um caderno do filme, mas esse era de uma qualidade muito superior ao anterior, com um poster na capa e o emblema de Hogwarts em todoas as folhas, assim como o logotipo do filme e uma borda que similava os livros norte-americanos da série.


Mas as características da Microservice prevalesciam e a arte do filme era bem similar à do anterior. Um Amaray Duplo em estojo preto. O Disco 2 com menor quantidade de extras já lançado e a primeira contracapa sem o Harry voando (a minha favorita até agora).

Os discos respeitavam boa parte da propaganda do filme, bem como a contracapa dele e, desde o segundo filme, foi o primeiro onde o Disco 1 não representava a capa do longa. Nessa arte toda só faltou uma coisinha bem pequenininha, que pelo visto nem merecia tanta importância assim: A Ordem da Fênix. Mas que bobagem, por qual motivo concreto o título do filme mereceria algum destaque? Muitos dos que não leram o livro saíram do cinema achando que A Ordem da Fênix era o grupo formado por Harry, Rony, Hermione e outros alunos como Neville, Gina, Luna e outros.

A impressão da Microservice, ruim como sempre, deixou os discos ásperos e escuros e o teto do corredor do Departamento de Mistérios quase não aparece no topo do disco. Confira abaixo uma comparação entre a impressão do Blu-Ray Europeu, o DVD nacional e o Blu-Ray Norte-Americano do filme. É só clicar para poder ver os detalhes ampliados:

 
A Warner também fez uma mega promoção em que dava vários prêmios oficiais do filme. Cada cópia original vinha com um código único que deveria ser utilizado na promoção. Eu nunca participei dela, mas fiquei muito feliz que, pelo menos assim, vinha um panfleto qualquer dentro do DVD.

No mesmo dia foi lançado um box com todos os cinco filmes e, ao invés de um super box com 10DVDs, a Warner nos empurrou um box com apenas 6, que não era nada demais e não passava daquele box Scanavo junto do DVD Duplo do filme 5 juntos na mesma luva.

Um outro crime cometido na arte dos filmes em alta-definição foi a foto de Harry na lombada. Para que não fossem confundidas na hora de embalar, todas as capas vinham com um logo gigante da mídia na lateral, substituindo a foto de Harry acompanhada do número do filme (a Warner nunca se decidia em como escrever, colocando "Ano Um", "Ano Dois" e "2º Ano" na mesma embalagem, "3º Ano", "Quarto Ano", "Ano Cinco").

Como o Brasil só passou a produzir as próprias mídias de Blu-Ray em 2010 todos as mídias eram importadas (isso explicava o preço tão alto). Não o filme todo, apenas o disco. A capa era impressa aqui e tudo era embalado aqui. Como o Blu-Ray é dividido em apenas três regiões (A, B e C) nossos discos vinham, na maioria dos casos, direto dos Estados Unidos. Todos os filmes em Blu-Ray tinham inúmeras faixas de áudio como alemão, francês, holandês e italiano, mas nenhum tinha áudio no nosso idioma.                                                                                                                     

Nenhum comentário:

Postar um comentário